Como as vitaminas atuam na Imunidade?

Relação entre Ômega 3 e a Imunidade. DESCUBRA!
9 de junho de 2020

Comer para melhorar a Imunidade deveria ser um objetivo constante em nossas vidas não é mesmo?

A imunidade é o mecanismo utilizado pelo organismo como uma resposta contra substâncias estranhas presentes no corpo. Ela é desencadeada pelo sistema imune, que atua pela ação de células de defesa e pela produção de anticorpos (proteínas produzidas em resposta à presença de antígenos), que agirão contra determinados antígenos.

Uma boa nutrição promovida pela alimentação saudável e equilibrada torna nosso sistema imunológico mais eficiente para lidar contra possíveis agentes invasores que podem causar doenças, e quando estamos com a imunidade baixa, ou seja, há uma disfunção imunológica, nosso organismo fica mais suscetível a infecções. E existem nutrientes que influenciam mais a imunidade, veja alguns deles:

Vitamina A: Desempenha papel-chave na manutenção da integridade das mucosas, crescimento e função de células que participam das reações imunológicas e fazem a defesa do nosso organismo, além de auxiliar na modulação da resposta dessas células (ou seja, exerce o efeito regulatório dessas células), produção de anticorpos etc. Esta vitamina pode ser encontrada no fígado, gema do ovo, cenoura, abóbora, batata-doce, couve e no Óleo de Maracujá Santo Óleo.

Vitamina B2 (riboflavina): Aumenta o número de algumas células de defesa circulantes, está ligada a produção de anticorpos e ao aumento do peso do timo (órgão do sistema linfático) que tem como função o amadurecimento de linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos). A vitamina b2 pode ser encontrada no espinafre, couve, repolho, alfarroba, sementes de girassol, fígado, peixes e ovo, por exemplo.

Vitamina B6 (piridoxina):  Participa da regulação de respostas imunológicas a várias doenças, aumenta o número de algumas células de defesa, o peso dos órgãos do sistema linfático, a produção de IL-2 (proteína que regula as atividades das células brancas do sangue que são responsáveis pela imunidade) e consequentemente a produção de anticorpos.Esta vitamina está presente em alimentos como a banana, abacate, alfarroba, peixes, feijão, aveia e batata.

Vitamina C: Contribui para efeitos reguladores da imunidade, protege as células do organismo contra o estresse oxidativo (excesso de radicais livres, que causam danos celulares) causado por infecções. Participa do processo de produção de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo fortalecimento do nosso sistema imunológico. Presente em alimentos como laranja, limão, acerola, maracujá (inclusive no óleo de maracujá), kiwi e brócolis e no Leite em Pó de Biomassa de Banana Verde Santo Óleo.

Vitamina D: Participa da modulação do sistema imunológico, ou seja, faz a regulação, aumento do número e função das células de defesa do sistema imune. De maneira geral, o efeito da vitamina D no sistema imunológico se traduz em aumento da imunidade inata (presente desde o nascimento e não precisa ser aprendida através da exposição de um invasor) associado a uma regulação multifacetada da imunidade adquirida (não se encontra presente desde o nascimento, é adquirida, e o processo de aprendizagem começa quando o sistema imunológico de uma pessoa encontra invasores estranhos e reconhece substâncias não próprias). Além da obtenção pela luz solar, ovos e peixes também contém este nutriente.

Vitamina E: Tem ação anti-inflamatória e potencializa a atuação dos leucócitos (glóbulos brancos), que são as células responsáveis por defender o organismo contra infecções e doenças. Castanhas, azeite de oliva extravirgem, semente de girassol e o Óleo de Açaí Santo Óleo contém esta vitamina.

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