Relação entre Ômega 3 e a Imunidade. DESCUBRA!

Esfoliante Caseiro com Óleo de Açaí e Açúcar de Coco
29 de maio de 2020
Como as vitaminas atuam na Imunidade?
26 de junho de 2020

Ômega 3 e sua relação com a imunidade e processos inflamatórios

O ômega 3 representa uma família de ácidos graxos essenciais que não podem ser sintetizados no nosso organismo. É considerado o mais importante entre os ômegas, sendo um nutriente amplamente estudado. Ele se divide em três tipos: ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosahexaenoico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA), que desenvolvem funções importantes no organismo.

É fundamental para a formação das membranas celulares, do equilíbrio das funções orgânicas, para a saúde do coração, cérebro e saúde ocular. Além disso, desempenha um papel sobre a resposta imune em nosso corpo. O ômega 3 é um anti-inflamatório, ou seja, contribui na redução de processos inflamatórios exercendo modulação sobre mediadores inflamatórios (compostos que estimulam inflamação), que são prejudiciais ao nosso sistema imunológico. Apesar da inflamação constituir um evento normal da resposta imune, diferentes condições podem induzir a ativação excessiva do processo inflamatório.

Estudos demonstraram que pode auxiliar na regulação de células, como as citocinas, que são moléculas proteicas que enviam diversos sinais de estímulo, modulação ou mesmo inibitórios para as diferentes células do sistema imunológico.

De forma geral e simplificada, os ácidos graxos ômega 3 podem influenciar as respostas inflamatórias, a partir de mecanismos como: produção mediadores com baixa ação inflamatória, aumento da produção de mediadores anti-inflamatórios e diminuição da produção de citocinas pró inflamatórias, dessa forma podendo reduzir efeitos imunossupressores. Ainda não são muito bem esclarecidos os mecanismos atuantes na resposta imune, mas tem sido observados efeitos anti-inflamatórios.

Algumas fontes de ômega 3: peixes de águas frias, castanhas, pistache, nozes, amêndoas, chia, sementes, óleo de linhaça dourada e sementes de abóbora…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp