Óleo de coco e o Coronavírus

10 Dicas para aumentar sua Imunidade
19 de março de 2020
Comodidade, conforto e segurança na porta da sua casa!
22 de abril de 2020

Pelo fato de o Coronavírus ser uma doença emergente, muitos estudos estão sendo feitos a fim de descobrir o tratamento ideal. Considerando as propriedades benéficas para imunidade do uso contínuo do óleo de coco e o momento atual, pesquisadores das Filipinas propuseram estudos clínicos com pacientes infectados pelo Covid-19, com o intuito de avaliar sua eficácia e ser um potencial tratamento profilático.

Mas como o óleo de coco pode atuar contra o vírus, além de aumentar a nossa imunidade?

Segundo o doutor Fabian Dayrit, da Universidade Ateneo de Manila (Filipinas), o óleo de coco inicialmente causa a desintegração da membrana do vírus, o seu invólucro. Além disso, ele pode inibir o estágio de maturação tardia no ciclo replicativo do vírus e, por último, pode impedir a ligação de proteínas virais à membrana da célula hospedeira.

Ainda não há uma conclusão sobre o estudo clínico proposto, que foi levantado com o objetivo de ser algo mais acessível para a população e pelas suas características cientificamente pesquisadas.

O óleo de coco é um alimento com alto teor de gordura saturada, já que em sua composição entre 70 e 80% dos triglicerídeos são de cadeia média (TCM). Esse tipo de triglicerídeo é rapidamente metabolizado, sem ser depositado nos adipócitos (camada de gordura). Desse total de TCM, cerca de 47% é ácido láurico, o mesmo tipo de triglicerídeo encontrado em abundância no leite materno. Quando em contato com o pH do estômago, esse ácido se transforma em monolaurina, que é absorvido no intestino. A monolaurina é um agente antiviral, antibacteriano, antifúngico e, atualmente, vem sendo estudada e reconhecida como anti-inflamatória, através da inibição da síntese local de substâncias pró-inflamatórias.

A atuação do ácido láurico na melhora do sistema imunológico se deve também à atividade de estímulo da medula óssea a produzir células de defesa, por meio da ativação da liberação de uma substância chamada interleucina 2 (proteína que atua para a geração e propagação de respostas imunológicas).

Como maior produtor mundial de óleo de coco a Filipinas é referência mundial e uma autoridade quando o assunto é o Óleo de Coco.

Referências:

LIM, Guam Yu. Coconut and COVID-19: Philippines studying antiviral properties of coconut oil as potential treatment. Disponível em: https://www.nutraingredients-asia.com/Article/2020/03/11/Coconut-and-COVID-19-Philippines-studying-antiviral-properties-of-coconut-oil-as-potential-treatment.

DAYRIT, Fabian M.; NEWPORT, Mary T.. The Potential of Coconut Oil and its Derivatives as Effective and Safe Antiviral Agents Against the Novel Coronavirus (nCoV-2019). Disponível em: https://www.nutraingredients-asia.com/Article/2020/03/11/Coconut-and-COVID-19-Philippines-studying-antiviral-properties-of-coconut-oil-as-potential-treatment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp