10 Dicas para aumentar sua Imunidade

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Agora que começam as estações mais frias, é muito comum as pessoas ficarem resfriadas ou gripadas. Além disso, diante do cenário atual, com a pandemia do coronavírus, a população tem se preocupado mais com a sua imunidade, buscando formas de se proteger da doença, redobrando os cuidados com saúde. Manter uma alimentação saudável e equilibrada é uma forma eficaz de colaborar com o nosso sistema imunológico.

Existem alimentos que podem ajudar a melhorar nosso sistema imune como: gengibre, sementes de chia e óleo de linhaça que agem como anti-inflamatórios naturais, vegetais verde-escuro, laranja, limão e cenoura que são antioxidantes que atuam no fortalecimento da imunidade estimulando a proliferação dos leucócitos (células que atuam na defesa do organismo), também o óleo de coco. Este possui em sua composição, ácidos graxos saturados, e destes, o ácido láurico é o de maior concentração, que também é encontrado no leite materno.

O ácido láurico é um triglicerídeo de cadeia média (TCM), uma gordura facilmente absorvida pelo organismo com efeito anti-inflamatório. Ainda fortalece o sistema imunológico, pois quando é quebrado pela enzima lipase (enzima que “quebra” as gorduras), é convertido em uma substância chamada monolaurina que é absorvida nos intestinos. Esta substância age como um potente agente no combate aos vírus, fungos e bactérias e inibe crescimento de patógenos. Esta substância age destruindo a membrana de lipídios que envolve os vírus bem como torna inativas bactérias, leveduras e fungos. A atuação do ácido láurico na melhora do sistema imunológico se deve também a atividade de estímulo da medula óssea a produzir células de defesa.

Mas vale lembrar que nenhum alimento sozinho tem o poder de fazer milagres, por isso é importante que sua alimentação contenha esses alimentos aliados da imunidade, mas que seja uma alimentação variada, colorida e cheia de frutas e verduras sempre, para a manutenção da saúde o ano todo.

10 dicas para fortalecer a imunidade e de prevenção a coronavírus:

  • Consuma alimentos que irão fortalecer a sua imunidade, alguns exemplos: Açaí, Linhaça, Óleo de Coco, Gengibre, Mel, Kombucha, Frutas (muitas!!).
  • Pratique atividades físicas! Sabemos que sua academia está fechada, mas não deixe de dar aquela corridinha matinal ou noturna!
  • Se hidrate! Beba de 2 a 2,5 litros de água por dia, a água é o combustível da nossa defesa contra agentes infecciosos.
  • Fique um pouco de molho no sol, para que o seu corpo possa estimular a produção de Vitamina D.
  • Valorize o seu sono, durma cedo e evite atividades muito agitadas antes de dormir, mantenha de 7 a 8 horas diárias de sono.
  • Evitar estresse e a ansiedade. Ansiedade causa o aumento da produção do Cortisol e outras substâncias supressoras da imunidade.
  • Mantenha bons hábitos de higiene, lavando bem as mãos sempre, usando bastante álcool em gel e deixando o seu ambiente sempre o mais limpo possível, essa é a hora de fazermos aquela faxina caprichada em casa!
  • Permaneça em casa, evite aglomerações e saia de casa somente se for necessário.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

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