Agora que começam as estações mais frias, é muito comum as pessoas ficarem resfriadas ou gripadas. Além disso, diante do cenário atual, com a pandemia do coronavírus, a população tem se preocupado mais com a sua imunidade, buscando formas de se proteger da doença, redobrando os cuidados com saúde. Manter uma alimentação saudável e equilibrada é uma forma eficaz de colaborar com o nosso sistema imunológico.
Existem alimentos que podem ajudar a melhorar nosso sistema imune como: gengibre, sementes de chia e óleo de linhaça que agem como anti-inflamatórios naturais, vegetais verde-escuro, laranja, limão e cenoura que são antioxidantes que atuam no fortalecimento da imunidade estimulando a proliferação dos leucócitos (células que atuam na defesa do organismo), também o óleo de coco. Este possui em sua composição, ácidos graxos saturados, e destes, o ácido láurico é o de maior concentração, que também é encontrado no leite materno.
O ácido láurico é um triglicerídeo de cadeia média (TCM), uma gordura facilmente absorvida pelo organismo com efeito anti-inflamatório. Ainda fortalece o sistema imunológico, pois quando é quebrado pela enzima lipase (enzima que “quebra” as gorduras), é convertido em uma substância chamada monolaurina que é absorvida nos intestinos. Esta substância age como um potente agente no combate aos vírus, fungos e bactérias e inibe crescimento de patógenos. Esta substância age destruindo a membrana de lipídios que envolve os vírus bem como torna inativas bactérias, leveduras e fungos. A atuação do ácido láurico na melhora do sistema imunológico se deve também a atividade de estímulo da medula óssea a produzir células de defesa.
Mas vale lembrar que nenhum alimento sozinho tem o poder de fazer milagres, por isso é importante que sua alimentação contenha esses alimentos aliados da imunidade, mas que seja uma alimentação variada, colorida e cheia de frutas e verduras sempre, para a manutenção da saúde o ano todo.
10 dicas para fortalecer a imunidade e de prevenção a coronavírus: