Benefícios das Fibras Alimentares

Saúde da Mulher
4 de março de 2020
10 Dicas para aumentar sua Imunidade
19 de março de 2020
fibra alimentar

As fibras alimentares são partes comestíveis de alimentos vegetais que são resistentes à digestão e a absorção, passando intactas no sistema digestivo, e por mais que não contribuam com o fornecimento de energia ao corpo, exercem efeitos benéficos em nosso organismo. São classificadas em 2 tipos: solúveis e insolúveis e hoje você irá conhecer e entender as diferenças, o papel e os benefícios das fibras.

  • Fibras solúveis: Se dissolvem na água e formam um tipo de gel viscoso, retardando o esvaziamento gástrico, promovendo maior sensação de saciedade e regulando o trânsito intestinal. Este tipo de fibra também auxilia na diminuição de absorção de glicose e colesterol.

  • Fibras insolúveis: Não se dissolvem em água, portanto não formam um gel, passando pelo trato gastrointestinal mais inalteradas. Tem como principal função o aumento do bolo fecal, assim aumentando os movimentos peristálticos (movimentos involuntários responsáveis por empurrar os alimentos através do tubo digestório), melhorando o trânsito intestinal e evitando a constipação.

Consumir fontes de fibras regularmente pode contribuir na redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer no intestino e manter a saúde intestinal. A recomendação de ingestão diária de fibras é em torno de 25g, lembrando a importância de beber bastante água para que tenham os efeitos benéficos.

A Santo Óleo possui vários produtos ricos em fibras em nossa linha, como o açúcar de coco, leite em pó de biomassa de banana verde, as farinhas de coco e a alfarroba em pó para ajudar a manter a sua saúde em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Fale Conosco pelo WhatsApp