Antioxidantes no exercício físico

Qual a relação entre a nutrição e saúde mental?
23 de janeiro de 2020
Café e seus efeitos no desempenho esportivo
5 de fevereiro de 2020

Durante a prática de exercícios físicos mais exaustivos, devido ao alto consumo de oxigênio, é gerada uma alta produção de radicais livres (átomo ou molécula que possui um número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica, tornando-o instável e altamente reativo). E isso pode aumentar o risco de lesões musculares, de várias doenças, de envelhecimento precoce e atrapalhar no desempenho.

Embora a produção de radicais livres seja um processo normal em nosso corpo, a formação destes compostos em excesso pode causar uma série de danos ao nosso organismo, se os agentes oxidativos se sobressaírem aos antioxidantes, poderá trazer efeitos negativos em praticantes de exercícios e esportes mais intensos, por exemplo.

Quando o sistema de radicais livres e o de antioxidantes está em desequilíbrio, chamamos de estresse oxidativo. E para que isso não ocorra e nem nos cause danos, temos que ter uma alimentação adequada e consumir alimentos que auxiliam na defesa antioxidante.

Antioxidantes no exercício físico – Os principais antioxidantes são:

  • Vitamina A: A provitamina A, carotenoide, auxiliam no aumento de células de defesa do nosso organismo. Encontrados em alimentos como, cenoura, abóbora, mamão, batata doce.
  • Vitamina C: Ajuda na resposta imune e previne acúmulo de radicais livres. Encontrada em alimentos como: laranja, limão, óleo de maracujá, vegetais verde-escuros.
Antioxidantes no exercício físico - Óleo de Maracujá Santo Óleo

Antioxidantes no exercício físico – Óleo de Maracujá Santo Óleo

  • Vitamina E: Possui ação antioxidante intensa. Encontrada em alimentos como: amendoim, castanhas, nozes, abacate e o óleo de açaí.
Antioxidantes no exercício físico - Óleo de Açaí Santo Óleo

Antioxidantes no exercício físico – Óleo de Açaí Santo Óleo

E para finalizar, aqui vai uma dica valiosa: ter uma alimentação variada e colorida é a chave de tudo!

1 Comment

  1. Gilberto reis ribeiro disse:

    GOSTARIA DE SABER A DIFERENÇA ENTRE O ÓLEO DE CÔCO EXTRAÍDO DA PELÍCULA E DA POLPA. ESTOU CONSUMINDO O ÓLEO EXTRAÍDO DA PELÍCULA E ESTÁ ME CAUSANDO ESTRANHESA, POIS TEM FEITO MUITO CALOR AQUI EM SP E ELE NÃO ESTÁ FICANDO NA FORMA LÍQUIDA, É REALMENTE PURO? POSSO CONSUMIR SEM MEDO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp