Durante a prática de exercícios físicos mais exaustivos, devido ao alto consumo de oxigênio, é gerada uma alta produção de radicais livres (átomo ou molécula que possui um número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica, tornando-o instável e altamente reativo). E isso pode aumentar o risco de lesões musculares, de várias doenças, de envelhecimento precoce e atrapalhar no desempenho.
Embora a produção de radicais livres seja um processo normal em nosso corpo, a formação destes compostos em excesso pode causar uma série de danos ao nosso organismo, se os agentes oxidativos se sobressaírem aos antioxidantes, poderá trazer efeitos negativos em praticantes de exercícios e esportes mais intensos, por exemplo.
Quando o sistema de radicais livres e o de antioxidantes está em desequilíbrio, chamamos de estresse oxidativo. E para que isso não ocorra e nem nos cause danos, temos que ter uma alimentação adequada e consumir alimentos que auxiliam na defesa antioxidante.
Antioxidantes no exercício físico – Óleo de Maracujá Santo Óleo
Antioxidantes no exercício físico – Óleo de Açaí Santo Óleo
E para finalizar, aqui vai uma dica valiosa: ter uma alimentação variada e colorida é a chave de tudo!
1 Comment
GOSTARIA DE SABER A DIFERENÇA ENTRE O ÓLEO DE CÔCO EXTRAÍDO DA PELÍCULA E DA POLPA. ESTOU CONSUMINDO O ÓLEO EXTRAÍDO DA PELÍCULA E ESTÁ ME CAUSANDO ESTRANHESA, POIS TEM FEITO MUITO CALOR AQUI EM SP E ELE NÃO ESTÁ FICANDO NA FORMA LÍQUIDA, É REALMENTE PURO? POSSO CONSUMIR SEM MEDO?