Qual a relação entre a nutrição e saúde mental?

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No mês de janeiro, apesar de não ser muito falado, existe a Campanha Janeiro Branco, que busca conscientizar e colocar em evidência temas sobre saúde mental por meio de ações que visam orientar a população e prevenir o adoecimento emocional. As ações voltadas a esta questão são de extrema importância, sensibilizando a sociedade para os cuidados com a mente, por mais que esta campanha em si não seja tão reconhecida quanto outras como Outubro Rosa, por exemplo.

Além de ter apoio psicológico com um profissional e com as pessoas próximas, dormir bem, praticar alguma atividade física, a alimentação também tem o papel de beneficiar a saúde da nossa mente. Pesquisas demonstram que alguns nutrientes específicos e uma alimentação adequada, são necessários para manutenção da saúde mental.

A primeira coisa é evitar consumir alimentos que estimulem processos inflamatórios que prejudicam a função cerebral como o açúcar refinado, frituras e alimentos ultra processados. Em contrapartida, alguns dos nutrientes favoráveis a saúde do cérebro são:

Nutrição x Saúde Mental – nutrientes favoráveis a saúde do cérebro:

  • Vitamina D: Atua na prevenção de doenças neurodegenerativas e na formação dos neurônios. A principal forma de obtermos esta vitamina é pela exposição ao sol.
Nutrição x Saúde Mental - Alfarroba Santo Óleo

Nutrição x Saúde Mental – Alfarroba Santo Óleo

  • Vitaminas do Complexo B: Auxiliam na melhora do estado cognitivo, na produção de neurotransmissores e funcionamento cerebral, encontradas em alimentos como: carnes, ovos, feijão, ervilha, lentilha e em nossa alfarroba em pó Santo Óleo.

    Nutrição x Saúde Mental – Óleo de Maracujá Santo Óleo

  • Vitamina C: Participa na formação de neurotransmissores. Presente no limão, laranja, goiaba, acerola, brócolis e em nosso óleo de maracujá Santo Óleo.
  • Zinco: Ajuda na saúde do nosso sistema nervoso, além de proteger contra radicais livres. Suas fontes são: semente de abóbora, amendoim, amêndoas e castanhas.
Nutrição x Saúde Mental - Alfarroba Santo Óleo

Nutrição x Saúde Mental – Alfarroba Santo Óleo

  • Magnésio: Exerce função protetora do cérebro e no equilíbrio do sistema nervoso. Presente na aveia, castanhas, beterraba e em boas quantidades no alfarroba em pó Santo Óleo.
Nutrição x Saúde Mental - Leite em pó de biomassa de banana verde

Nutrição x Saúde Mental – Leite em pó de biomassa de banana verde

  • Triptofano: Aminoácido muito importante, pois é precursor do hormônio serotonina (responsável pelo bem-estar e pela regulação das emoções). Alimentos como: feijão, banana, ovos, folhas verde-escuras e o leite em pó de biomassa de banana verde são ótimas fontes deste aminoácido.

    Nutrição x Saúde Mental - Óleo de Linhaça Dourada

    Nutrição x Saúde Mental – Óleo de Linhaça Dourada

  • Ômega 3: Atua na modulação de neurotransmissores, nas células cerebrais e é anti-inflamatório. Encontrado em peixes de águas profundas, chia, na semente e óleo de linhaça dourada Santo Óleo.

Lembrando que a nutrição atua como um coadjuvante, não deixe de frequentar e seguir as recomendações de seu médico e psicólogo.

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