O câncer de mama é uma das doenças que mais atingem as mulheres brasileiras. E no mês de outubro a campanha “Outubro Rosa” voltada a conscientização e prevenção do câncer de mama, busca promover o incentivo ao autoexame e a importância do diagnóstico precoce que é fundamental para o tratamento, visto que, nessa fase, 90% são curáveis.
E já existem muitas evidências de que a alimentação influencia tanto na prevenção, promoção e propagação do câncer. Portanto, optar pelo consumo de alimentos in natura e orgânicos, e evitar os produtos industrializados e ultraprocessados já é um ótimo passo para auxiliar nossa saúde em geral.
Uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais, substâncias antioxidantes podem reduzir significativamente as chances de células cancerígenas de se desenvolverem nos órgãos. Incluir na alimentação frutas, verduras, fibras, boas fontes de gordura e outros alimentos superinteressantes para a prevenção do câncer de mama como as frutas vermelhas e roxas, linhaça, açafrão, brócolis e castanhas, por exemplo.