Propriedades Medicinais do Leite de Coco

Receita de Paçoca Funcional Caseira
Paçoca Funcional
26 de abril de 2019
Receita de Risoto de Funghi
Receita de Risoto de Funghi com Óleo de Açaí
10 de maio de 2019
Benefícios do leite de coco em pó

Você conhece os Benefícios do leite de coco em pó

Hoje vamos falar sobre um tema mais científico, relacionado ao nosso queridinho leite de coco. Um recente estudo mostrou que o leite de coco pode melhorar problemas comuns hoje em dia como a gastrite e a úlcera gástrica.

Neste estudo comentado, 45 ratos Wistar machos foram divididos em 9 diferentes grupos experimentais.  Na fase 1, o grupo 1 foi tratado com soro fisiológico normal e serviu como controle. O grupo 2 foi recebeu etanol (agente lesivo, que provoca úlcera). O grupo 3 água de coco e o 4 recebeu leite coco, durante 4 semanas.

Na segunda fase, o grupo 1 foi novamente o controle geral. O grupo 2 serviu como controle de úlcera recebendo apenas ácido acético (outro tipo de agente lesivo que causa úlcera). Grupo 3 recebeu leite de coco e o grupo 4 recebeu omeprazol. Ou seja, medicamento comum que trata a úlcera gástrica.

Resultados sobre o estudo do leite de coco

Os resultados mostraram redução significativa das lesões gástricas nos grupos que receberam leite e água de coco, em ambas fases do estudo.  A contagem de linfócitos também reduziu nestes grupos, demonstrando diminuição do processo inflamatório. Além disso, o03utro marcador de inflamação avaliado foi a proteína C-reativa, que foi reduzida também no grupo que recebeu leite de coco.

A conclusão dos autores foi que o leite de coco possui efeito supressor da expressão de mediadores inflamatórios. Em outras palavras, diminui a inflamação durante a lesão gástrica (gastrite, úlcera). Ele tem essa ação pelo aumento de muco da camada protetora do estômago e pela angiogênese (formação de vasos sanguíneos para levar sangue até o local da lesão e promover a cura).

A ideia de trazer essa informação é pensarmos sobre aquele famoso dito popular que o leite (de vaca) faz bem pro estômago! Essa informação é um absurdo, porque o leite (ao contrário do leite de coco que ajuda na cura da gastrite), é super inflamatório e ácido para o próprio estômago, piorando a acidez e os problemas relacionados a ele.

Então, aproveite pra fazer essa troca na sua vida: mais leite de coco e menos leite de vaca.

Referência

AJEIGBE, O. et al. Gastroprotective and mucosa homeostatic activities of coconut milkand water on experimentally induced gastropathies in male wistar rats. Tissue and Cell, v.49, p.528–536, 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp