Originalmente, o panetone é da cidade de Milão, e segundo a história, nasceu na Idade Média. A iguaria natalina foi criada por um padeiro chamado Tony, com o objetivo de impressionar o pai da moça que ele gostava. Portanto, as pessoas começaram a comprar o “pão de Tony”, termo do qual originou o nome “panetone”. Desde lá, esse doce já ganhou novas versões e sabores, mas continua sendo bastante tradicional e consumido na época do Natal. Pensando nisso, inventamos uma receita mais funcional e nutritiva do que a versão tradicional. Para que você possa se deliciar com essa opção em alguns momentos no final de ano! Por isso, a receita de hoje é um panetone funcional.
Esta receita é mais uma alternativa para utilização do açúcar de coco, que tanto comentamos nos últimos posts. Por isso, aproveite para experimentar essa delícia nas festas deste fim de ano!
Misture os ingredientes e espere formar uma esponja. Isso deve levar uns 10 minutos em média.
Em primeiro lugar, misture os ovos com o açúcar e bata com um fouet. Logo após, acrescente aos poucos as farinhas e os líquidos. Então, pique as frutas secas e incorpore na massa. Por último, adicione a esponja de fermento e a goma xantana. Encha as forminhas de mini panetone até a metade. Dessa forma, rende de 6 a 7 unidades. Ou faça em uma forma grande. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 35 minutos.