Explicando os Tipos de Açúcar

Receita de Tofu Mexido
Receita de Tofu Mexido
9 de novembro de 2018
Waffle saudável de Banana
Waffle Saudável de Banana
23 de novembro de 2018
Os melhores tipos de açúcar.

Quais são os melhores tipos de açúcar?

Quais os tipos de açúcar são mais saudáveis? Ah, a pergunta que não quer calar. A melhor resposta é sempre: NENHUM! Claro! Porque o melhor mesmo é a gente não consumir nenhum tipo de açúcar no nosso dia a dia. Apenas em situações especiais como festas, aniversários, casamentos, comemorações.

Mas então, vamos reformular a pergunta: Qual tipo de açúcar açúcar é menos pior? Açúcar cristal, demerara, mascavo, de coco, light? 

Bom, para responder a esse questionamento, buscamos um documento do Ministério da Saúde chamado. “Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais de saúde”.

Este documento ressalta que quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui. Ou seja, mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. Nesse processo, porém, algumas vitaminas e sais minerais são perdidos.

Principais diferenças dos tipos de açúcar

  • O açúcar cristal é apresentado na forma de cristais grandes e transparentes. Além disso, passa por processo de refinamento em que cerca de 90% das vitaminas e minerais são retirados.
  • O açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros, possui valor nutricional mais alto, parecido com o do açúcar mascavo.
  • O açúcar mascavo é a forma mais bruta de extração do açúcar da cana, sendo extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Além disso, é sem refinamento, são preservados as vitaminas e os minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio.
  • O açúcar light, também conhecido como açúcar fit, ou açúcar magro, é mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais como sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. O açúcar light é menos calórico que o açúcar comum, mas os adoçantes não são considerados saudáveis por sua estreita relação com algumas doenças como o câncer.
  • O açúcar de coco é um substituto do açúcar de cana, extraído do fluido das flores da palma de coco, que não passa por refinamento e adulteração. Além disso, não contém conservantes. Ele possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Além disso, apresenta baixo índice glicêmico, sendo digerido mais lentamente.

O açúcar de coco é então a nossa melhor opção comparando com os tipos mencionados acima. Por isso, nos próximos posts vamos te ensinar a fazer algumas receitinhas utilizando esse tipo de açúcar. Mas lembre-se: sempre com moderação!

Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 164 p.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp