Quais os tipos de açúcar são mais saudáveis? Ah, a pergunta que não quer calar. A melhor resposta é sempre: NENHUM! Claro! Porque o melhor mesmo é a gente não consumir nenhum tipo de açúcar no nosso dia a dia. Apenas em situações especiais como festas, aniversários, casamentos, comemorações.
Mas então, vamos reformular a pergunta: Qual tipo de açúcar açúcar é menos pior? Açúcar cristal, demerara, mascavo, de coco, light?
Bom, para responder a esse questionamento, buscamos um documento do Ministério da Saúde chamado. “Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais de saúde”.
Este documento ressalta que quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui. Ou seja, mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. Nesse processo, porém, algumas vitaminas e sais minerais são perdidos.
Principais diferenças dos tipos de açúcar
- O açúcar cristal é apresentado na forma de cristais grandes e transparentes. Além disso, passa por processo de refinamento em que cerca de 90% das vitaminas e minerais são retirados.
- O açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros, possui valor nutricional mais alto, parecido com o do açúcar mascavo.
- O açúcar mascavo é a forma mais bruta de extração do açúcar da cana, sendo extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Além disso, é sem refinamento, são preservados as vitaminas e os minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio.
- O açúcar light, também conhecido como açúcar fit, ou açúcar magro, é mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais como sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. O açúcar light é menos calórico que o açúcar comum, mas os adoçantes não são considerados saudáveis por sua estreita relação com algumas doenças como o câncer.
- O açúcar de coco é um substituto do açúcar de cana, extraído do fluido das flores da palma de coco, que não passa por refinamento e adulteração. Além disso, não contém conservantes. Ele possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Além disso, apresenta baixo índice glicêmico, sendo digerido mais lentamente.
O açúcar de coco é então a nossa melhor opção comparando com os tipos mencionados acima. Por isso, nos próximos posts vamos te ensinar a fazer algumas receitinhas utilizando esse tipo de açúcar. Mas lembre-se: sempre com moderação!
Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 164 p.