Receita de Comida havaiana: Vegan Poke Bowl

Receita de peixe com molho de maracujá
Receita de Peixe ao Molho de Maracujá
5 de outubro de 2018
Café solúvel Vegano
Santo Café Solúvel: Novidade Santo Óleo
19 de outubro de 2018

O poke é um prato típico do Havaí. Dizem que por volta dos anos 1960 os pescadores, depois de um dia de trabalho, preparavam um prato rústico bem servido com peixe cru condimentado e cortado em cubos graúdos, servido em uma tigela com arroz japonês. Curiosidade: a palavra poke significa “cortar” no dialeto havaiano. Portanto, faz sentido o nome, né?

Hoje em dia esse prato está cada vez mais popular no mundo todo, inclusive no Brasil onde foi o prato mais pesquisado no Google em 2017. Ele pode ser encontrado nos restaurantes de comida japonesa/oriental, ou até mesmo em restaurantes especializados.

A receita de hoje é uma versão adaptada, mas você pode fazer algumas modificações. O que fizemos foi substituir o arroz por quinoa, o peixe por cogumelos, e como “toppings” escolhemos abacate, cenoura, brotos e temperos para dar mais sabor. Além disso, trocamos o shoyo comum, que tem glutamato monossódico, corantes e excesso de sódio, pelo shoyu natural. Ou seja, uma versão natural sem o glutamato que você encontra em várias lojas de produtos naturais. Por isso, essa é uma ótima opção de refeição saudável, leve, rápida de fazer e fornece boas fontes de proteínas, gorduras do bem, um pouco de carboidrato, muitas vitaminas, minerais e antioxidantes.

 Como Fazer Poke Havaiano Vegano?

Ingredientes:

  • Quinoa em grãos;
  • Cogumelo fresco;
  • Óleo de coco Santo óleo;
  • Shoyu (sem glutamato monossódico)
  • Cenoura crua;
  • Abacate;
  • Broto de agrião;
  • Broto de alfafa;
  • Açafrão;
  • Limão;
  • Pimenta preta;
  • Sal;
  • Gergelim;

Preparo:

  • Cozinhe a quinoa na água com açafrão da terra (cúrcuma) e sal (por 20 minutos) e reserve.
  • Corte os cogumelos em lâminas e salteie no óleo de coco com shoyu (por 3 minutos) e reserve.
  • Corte a cenoura e o abacate em cubos. Coloque umas gotas de limão e pimenta preta e reserve.
  • Em um bowl coloque a quinoa cozida (base) e em cima os outros ingredientes. Cada um num cantinho separado até cobrir toda a quinoa. Finalize com gergelim.

Bom apetite!

Leia também as últimas matérias

  1. Receita de Peixe ao Molho de Maracujá
  2. Receita de Milkshake de Alfarroba
  3. Vantagens do Leite de Coco em Relação ao Leite Animal
  4. Receita de Bolo Low Carb de Micro-ondas
  5. Bolo de Laranja Inteira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp