A Verdade Sobre as Manchetes Contra o Óleo de Coco

Receita de bolo low carb
Receita de Bolo Low Carb de Micro-ondas
24 de agosto de 2018
Resumo com as Notícias Sobre o Óleo de Coco
7 de setembro de 2018
Óleo de coco é gordura?

Esclarecendo mais uma polêmica sobre o óleo de coco.

Hoje vamos falar sobre uma manchete que saiu em vários sites na semana passada afirmando que o óleo de coco é um veneno. Estas manchetes se embasam em um vídeo da médica e professora de Harvard, Karin Michels e seus comentários sobre o artigo da AHA (American Heart Association/Associação Americana do Coração).

Pois bem, vamos por partes.  Em primeiro lugar, o embasamento da professora está em um artigo que não é sobre óleo de coco. É sobre gordura saturada. E como já falamos aqui outras vezes, o nosso óleo de coco é sim composto basicamente de gorduras saturadas. Mas entre 50-60% dele são de cadeia média (TCM), que possuem metabolização diferenciada pelo organismo. Este tipo de ácido graxo também está presente no leite materno, isso o torna um veneno?

Este artigo pode ser acessado aqui.

Óleo de coco é gordura saturada?

Ele fala sobre gorduras saturadas em geral e em uma pequena parte mostra alguns estudos sobre óleo de coco e sua relação com pequeno aumento de LDL colesterol. No entanto, como eles mesmo disseram, este parâmetro não pode por si só avaliar o risco cardiovascular de uma pessoa. Não existe nenhum estudo clínico randomizado que avalie exatamente isso. Bom, sendo assim, eles classificaram o óleo de coco como uma gordura saturada e por isso ela seria ruim e ponto final. Mas a única relação é que ele aumenta o colesterol quando incorporado na dieta no lugar de carboidratos.

E quem está falando em trocar carboidrato por óleo de coco? Nós recomendamos a substituição de óleos vegetais refinados e transgênicos, e cheios de agrotóxico, como o de soja, milho e canola por óleo de coco. Não precisa ser somente óleo de coco, use azeite de oliva também. Afinal é importante ter gorduras de todos os tipos na dieta.

Vamos mais além. NÃO EXISTE associação entre gordura saturada e mortalidade ou doença cardiovascular, somente com aumento do colesterol. Que nem é um bom indicador, certo? O óleo de coco também tem atividade anti-inflamatória segundo vários estudos, então como pode CAUSAR doença?

Tem muita coisa estranha! Este artigo é de 2017. Então vamos para as atualidades. No próximo post falaremos sobre um novo artigo (de 2018) comparando óleo de coco, manteiga e azeite de oliva e as mudanças no perfil lipídico. Não perca a nossa próxima matéria.

Leia as últimas receitas

Sempre preparamos receitas e dicas especiais para uma alimentação saudável e gostosa, portanto veja mais algumas matérias.

  1. Receita de Bolo Low Carb de Micro-ondas
  2. Bolo de Laranja Inteira
  3. Receita de Caponata com Óleos Não Convencionais
  4. Farofa Saudável e Saborosa com Farinha de Coco
  5. Mingau de Quinoa com Leite de Biomassa de Banana Verde
  6. Como Fazer Granola Salgada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp