Molho de Frutas Vermelhas com Óleo de Açaí

Óleo de maracujá – Como Usar na Culinária?
22 de junho de 2018
Granola Salgada Saudável
Como Fazer Granola Salgada?
6 de julho de 2018

O açaí (Euterpe oleracea) é uma palmeira característica da região Amazônica que produz um fruto de cor roxa muito utilizado na produção de alimentos e bebidas. Além do consumo alimentar, o açaí também apresenta benefícios medicinais e cosméticos quando usado como óleo. Por isso hoje vamos falar sobre o óleo de açaí como alimento. Ele é obtido através da prensagem a frio do fruto do açaizeiro e possui uma coloração esverdeada. Pode ser utilizado em diferentes preparações na culinária, por exemplo molhos para saladas, legumes, sopas, carnes, doces, entre outros.

Suas excelentes características nutricionais são responsáveis por sua atividade antiaterogênica. Capacidade de reduzir a formação de placas de ateroma que entopem as artérias. Além disso,  contribuem para a diminuição do colesterol total e do LDL colesterol (o colesterol “ruim”), ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Em relação à composição nutricional, sabe-se que o tipo de gordura predominantemente são os ácidos graxos insaturados (mais de 70%), sendo que em torno de 50% destes, são de ácidos graxos monoinsaturados ômega-9 (ácido oleico). Além disso, apresenta grande quantidade de tocoferóis (vitamina E), com ação antioxidante importantíssima para o organismo. Porque evita e retarda os danos celulares que causam desde envelhecimento da pele e diversas doenças como o câncer.

Como se não bastasse, o óleo de açaí da Santo Óleo não apresenta alérgenos, não utiliza produtos geneticamente modificados e é vegano. Logo abaixo está uma receita versátil, diferente e bem fácil de fazer.

Molho de Frutas Vermelhas com Óleo de Açaí

Para servir com saladas e/ou carnes

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo de açaí Santo Óleo;

1 xícara de frutas vermelhas (morangos, framboesa, mirtilo, amora);

1 colher de sopa de suco limão ou aceto balsâmico;

1 colher de sopa de água (ou mais, depende da consistência que quer obter);

Sal e pimenta do reino a gosto;

Preparo: triturar tudo no liquidificador até obter um creme homogêneo. Dica:  se quiser reserve um pouco das frutas e no fim misture elas com o creme, mas sem triturar. Outra dica é adicionar uma pouco de açúcar de coco para obter um molho agridoce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp