O maracujá é uma fruta originária das regiões tropicais e subtropicais do continente americano. Existem mais de 150 espécies que são utilizadas para o consumo humano. Sabe-se que a maior parte da produção de maracujá é destinada para a fabricação de sucos a partir da sua polpa. As sementes e cascas que antes costumavam ser consideradas resíduos e eram normalmente descartadas, atualmente são utilizadas por algumas empresas para a extração do óleo presente nelas. O óleo de maracujá é derivado das sementes do fruto da espécie Passiflora edulis. As sementes secas são pressionadas a frio e filtradas. Ou seja, basicamente o processo consiste na prensagem das sementes, sem a variação de temperatura. Extraindo o óleo pelo processo físico, evitando assim a degradação de compostos importantes presentes nele.
Do ponto de vista nutricional este óleo apresenta altos níveis de ácidos graxos insaturados (em média 83% da sua composição). Além disso, tem vitaminas com alto poder antioxidante. Como a vitamina C e vitamina A, que auxiliam na prevenção do envelhecimento da pele e diversas doenças associadas ao estresse oxidativo. Além disso, possui importantes minerais como o ferro, cálcio e fósforo.
O maracujá é um antigo conhecido da medicina tradicional e bastante utilizado por suas propriedades calmantes. Sendo reconhecido pela comunidade científica e ultimamente utilizado em diversos medicamentos fitoterápicos com este fim. Desta forma, seu uso na culinária pode auxiliar pessoas com problemas de ansiedade, irritabilidade e estresse.
O óleo de maracujá da Santo Óleo não apresenta alérgenos, não utiliza produtos geneticamente modificados e é totalmente vegano. Ele tem uma coloração amarelada e quando exposto a altas temperaturas perde parte de suas características nutricionais. Por isso, o ideal é usar ele na culinária apenas para finalizar as preparações, por exemplo: molhos para carnes e peixes, molhos de salada e legumes, sobremesas, tortas, sucos e vitaminas.