Fazer pão sem glúten já é bem complicado. Quando se fala em fazer pão sem glúten e tirar o ovo então! Nem se fala.
Isso acontece porque primeiramente, o glúten é o ingrediente encontrado na farinha de trigo que dá liga ao pão, mas é péssimo para nossa saúde, pois provoca um processo inflamatório no intestino que pode se tornar sistêmico e se espalhar pelo corpo dependendo da quantidade ingerida.
Já o ovo dá liga para os pães sem glúten, porque auxilia na emulsificação e também na textura. Fazer um pão sem estes ingredientes não é fácil, mas é possível utilizando algumas estratégias. Quer aprender? Então vamos lá!
Algum ingrediente precisa fazer esse papel de dar a liga no pão e neste caso nós escolhemos a farinha de linhaça, que é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais. A linhaça quando é hidratada se torna parecida com a clara de ovo. Mas caso você não queira usar este ingrediente, pode optar também por chia ou psylium.
Além disso também usaremos um pouco de polvilho doce, que é o ingrediente principal da tapioca e o responsável por manter ela grudadinha quando é colocado no fogo. Ele também vai ajudar na liga.
O restante da receita não tem mistério, é mãos na massa mesmo! E amor…
Modo de preparo: Coloque a farinha de linhaça de molho em 4 colheres de sopa de água. Despeje o conteúdo de secos em um bowl. Adicione o vinagre, o óleo ou azeite e misture com as mãos. Adicione a água aos poucos até conseguir moldar o pão. Depois que misturar 1 xícara de água, misture o fermento natural e deixe repousar por 5 minutos. Faça pequenas bolinhas para assar mini pães, e caso fique farelento ou seco, adicione água com as mãos aos poucos. Leve em forno pré-aquecido por 45 minutos a 180 graus. Pronto!