Qualidade do Leite de Coco em Pó

Dicas para Refeição Saudável, Nutritiva e Fácil
20 de abril de 2018
Refeição Low Carb
4 de maio de 2018
Como consumir leite de coco em pó

Como manter a qualidade do leite de coco em pó.

O leite de coco em pó é obtido a partir de prensa da castanha do coco e este leite é filtrado e desidratado. Ou seja, evapora-se sua água para que só fique a parte sólida, o pó que é comercializado.

Desta forma, o produto dura muito mais tempo. Pois a água é um meio que permite a proliferação de várias bactérias. Além disso, fica mais fácil de utilizar no dia a dia. Tornando-se um ingrediente versátil para adicionar em sucos, smoothies, café, sobremesas e pratos quentes como risotos, molhos e até moqueca.

Para garantir a cremosidade, é importante utilizar a quantidade adequada. Normalmente duas colheres de sopa para cada xícara de água já garantem uma preparação deliciosa.

Depois que abrir o produto, feche bem a embalagem ou armazene num pote bem vedado e guarde em local fresco, seco e ao abrigo da luz solar. Esses cuidados ajudam a garantir a preservação dos nutrientes.

Quando comprar seu leite de coco em pó, verifique sempre as especificações do produto. Já que muitas empresas optam por adicionar grande quantidade de ingredientes extras ao leite de coco em pó, para que ele se torne mais solúvel e mais barato.

É comum o uso de algum tipo de carboidrato para auxiliar na solubilidade do pó em água e também para estabilização do produto. Mas esta proporção não deve ser maior que 5%. O leite de coco em pó da Santo Óleo tem 2% de maltodextrina e 1% de goma acácia.

 

Alguns carboidratos normalmente encontrados no leite de coco em pó

  • Maltodextrina: é um açúcar classificado como polissacarídeo. Normalmente encontrado junto com o leite de coco em pó de diversas marcas.
  • Tapioca em pó: faz o mesmo trabalho que a maltodextrina, pois também é um carboidrato simples.
  • Goma acácia (também é um polissacarídeo, sendo frequentemente usada como espessante e estabilizante na indústria alimentícia)

Vale lembrar aqui que o leite de coco em pó é composto por muita gordura e por isso é normal que sua parte sólida não seja tão solúvel em água. Já tentou misturar óleo e água? Não rola, né? Então é isso, sempre desconfie dos que se solubilizam com muita facilidade.

Além dos carboidratos, é comum encontrar caseinato de sódio, um ingrediente que é utilizado como espessante e estabilizante na indústria. Sendo uma forma solúvel da caseína, aquela mesma proteína encontrada no leite de vaca e que é altamente inflamatória e alergênica.

Receitas com Leite de Coco em Pó Santo Óleo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp