Óleo de Coco Palmiste é a Mesma Coisa que Óleo de Coco?

Creme de abóbora detox
Creme de Abóbora Detox
11 de agosto de 2017
Receita de Sobremesa Vegana
Bolo de Caneca Express (Vegano, Sem Glúten)
25 de agosto de 2017
Óleo de coco contra a constipação intestinal.|Óleo de coco palmiste diferença

Inclua o óleo de coco em sua alimentação.|Óleo de coco palmiste é a mesma coisa que óleo de coco?

Esse post vai esclarecer uma dúvida que você pode ainda não ter tido. Mas com a disseminação do óleo de coco palmiste pelas lojas de produtos naturais e seu menor preço, com certeza você em algum momento se perguntaria: esse tal de óleo de coco palmiste é igual o óleo de coco que estou acostumada a comprar?

A resposta é não!

Este óleo de coco palmiste é extraído da semente (que parece uma amêndoa) da palma

Uma palmeira originária da costa Ocidental da África, que tem o nome científico de Elaeis guineenses e é popularmente conhecida como dendezeiro. A partir dela, podem ser extraídos dois tipos de óleos: o óleo de palma, que é extraído da polpa, e o óleo de palmiste, que como já mencionamos obtido a partir da amêndoa.

O óleo de palma é amplamente utilizado na indústria alimentícia e na culinária nordestina, e é chamado de azeite de dendê. Possui coloração laranja forte e sabor bem característico. O óleo de palmiste tem coloração esbranquiçada e sabor mais neutro. A diferença entre eles está principalmente nas composições de ácidos graxos presentes. No óleo de palma predominam o palmítico e o oleico; no palmiste, o láurico (entre 42% – 52%) e ácido mirístico (16%).

Já o óleo de coco encontrado normalmente em casas de produtos naturais, é extraído da polpa do coco, fruto do coqueiro da praia, de nome científico Cocos nucifera. Suas características químicas são bem parecidas com as do óleo de coco palmiste. Em relação a composição de ácidos graxos, e por essa razão suas propriedades medicinais podem ser equivalentes.

Mas calma lá! Ainda é melhor optar pelo nosso óleo de coco brasileiro, do nosso famoso coqueiro da praia. O motivo maior é pela questão ambiental. Uma vez que muitas florestas nativas estão sendo desmatadas ao redor do mundo para o plantio desse tipo de palmeira e exportação dos seus óleos. O clima tropical favorece o plantio. Por isso os países mais afetados são os tropicais asiáticos (Malásia, Indonésia e Tailândia). E países da América Central como a Costa Rica.

O que achou do nosso esclarecimento? Clique aqui e veja dicas e receitas de como usar o Santo Óleo de Coco no dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp