Festa Junina Tem… Pipoca!

Nova Polêmica com o Óleo de Coco
22 de junho de 2017
Óleo de coco e sua acidez.
Por que usar óleo de coco para cozinhar?
7 de julho de 2017
Como fazer pipoca saudável.

Benefícios da pipoca.

No mês de Junho acontece a comemoração de uma importante festa da cultura popular brasileira: a Festa Junina! Além das fantasias e brincadeiras típicas, existem algumas comidas que são clássicas dessa festa e utilizam ingredientes comuns da agricultura do país. Alguns exemplos são: Arroz Doce, Bolo de Milho Verde, Biscoito de Polvilho, Curau, Pamonha, Canjica. E também Milho cozido, Quentão, Bolo de fubá, Broa, Cocada, Paçoca, Pinhão, Doce de abóbora, Quindim, e… Pipoca.

E é sobre ela que vamos falar hoje.

Historicamente, há evidências de que a pipoca tem sido apreciada por mais de 6.000 anos, uma vez que o milho tem sido uma parte importante de muitas dietas culturais nos tempos antigos.

Ela é simplesmente um tipo de milho que quando é aquecido há um aumento de pressão no interior do casco, então ocorre uma explosão e a mágica acontece! É tão simples de fazer e tão gostosa de comer. Além de energia, oferece outros benefícios à saúde

Benefícios da Pipoca

  • alto teor de fibras: auxiliam na redução do colesterol e no bom funcionamento intestinal
  • alto teor de antioxidantes: limpam e eliminam do organismo os radicais livres. Substâncias associadas ao envelhecimento e diversas doenças como por exemplo o câncer.
  • ótima fonte de vitaminas do complexo B e de minerais como magnésio e manganê

Abaixo está uma receita de pipoca especial, pois além de utilizar o óleo de coco no preparo, novos sabores podem ser criados adicionando temperos e especiarias como: orégano, salsinha, curry, açafrão, páprica defumada, canela, etc. Use a criatividade e bom apetite!

 

Receita de Pipoca

1 xícara de milho para pipoca

1 colher de sopa de óleo de coco

Sal e temperos a gosto

 

Preparo da Pipoca

Numa panela aquecer o óleo e adicionar o milho, os temperos e um pouco de sal. Tampar e esperar que todos os milhos estourem, se transformando em pipoca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp