No mês de Junho acontece a comemoração de uma importante festa da cultura popular brasileira: a Festa Junina! Além das fantasias e brincadeiras típicas, existem algumas comidas que são clássicas dessa festa e utilizam ingredientes comuns da agricultura do país. Alguns exemplos são: Arroz Doce, Bolo de Milho Verde, Biscoito de Polvilho, Curau, Pamonha, Canjica. E também Milho cozido, Quentão, Bolo de fubá, Broa, Cocada, Paçoca, Pinhão, Doce de abóbora, Quindim, e… Pipoca.
E é sobre ela que vamos falar hoje.
Historicamente, há evidências de que a pipoca tem sido apreciada por mais de 6.000 anos, uma vez que o milho tem sido uma parte importante de muitas dietas culturais nos tempos antigos.
Ela é simplesmente um tipo de milho que quando é aquecido há um aumento de pressão no interior do casco, então ocorre uma explosão e a mágica acontece! É tão simples de fazer e tão gostosa de comer. Além de energia, oferece outros benefícios à saúde
Abaixo está uma receita de pipoca especial, pois além de utilizar o óleo de coco no preparo, novos sabores podem ser criados adicionando temperos e especiarias como: orégano, salsinha, curry, açafrão, páprica defumada, canela, etc. Use a criatividade e bom apetite!
1 xícara de milho para pipoca
1 colher de sopa de óleo de coco
Sal e temperos a gosto
Numa panela aquecer o óleo e adicionar o milho, os temperos e um pouco de sal. Tampar e esperar que todos os milhos estourem, se transformando em pipoca.