A menopausa é uma fase bastante crítica na vida de uma mulher. Muitas sofrem com insônia, calorões, fogachos, irritabilidade e descalcificação óssea (falta de cálcio nos ossos, levando a osteoporose e fraturas nos ossos).
Mas você sabia que pode prevenir e tratar muitos destes sintomas através da alimentação? Vamos lá então. Hoje vamos ensinar uma maneira simples de levar saúde ao seu dia-a-dia e prevenir os sintomas da menopausa: A NOSSA FAROFA PARA A MENOPAUSA!
A melhor parte desta receita é que você pode levar ela para restaurantes, finais de semana na praia, no sítio… enfim, pode ter como item dentro da bolsa!
O ingrediente chave da nossa receita é o gergelim, uma semente riquíssima em cálcio (a melhor fonte vegetal de cálcio), que é um mineral importante para evitar a descalcificação óssea, tão comum nesta fase feminina. O gergelim também possui sesamina, uma substância bioativa que é convertida na flora intestinal para enterolactona, um composto com atividade estrogênica tornando essa semente uma fonte de fitoestrógenos (hormônios naturais que ajudam a equilibrar os hormônios femininos que estão em desarmonia durante este período).
Mas ele não é o único ingrediente que brilha! A linhaça, a aveia e as pepitas de girassol fazem com que nossa farofa seja riquíssima em fibras, ômega 3, proteínas e gorduras do bem, que ajudam a diminuir o colesterol e evitar doenças cardiovasculares (são as que mais matam nos dias de hoje).
Então aí vai… aproveite!
Ingredientes:
½ xícara de óleo de coco VIRGEM
1 xícara de farinha de mandioca
½ xícara de farelo de aveia
½ xícara de pepita de girassol
½ xícara de gergelim
½ xícara de farinha de linhaça (marrom ou dourada)
1 colher chá de sal rosa ou marinho
½ xícara de tempero verde picado
Modo de preparo:
Derreta o óleo de coco na panela. Em seguida acrescente as farinhas, sementes e o sal. Mexa com uma colher de pau. Misture tudo até dourar. No final acrescente o tempero verde (pode ser tempero seco se preferir).
Obs.: Dura 1 semana na geladeira, mas se for levar para algum lugar, consuma no máximo em dois dias.
Mas se bater a vontade de comer um docinho, confira a receita da semana passada: chocolate caseiro.
O empadão é um clássico da culinária brasileira. Muito consumido em aniversários, festas, encontros de amigos
Confira uma receita da trufa de chocolate com amendoim ao estilo charge saudável! Ela é feita usando apenas frutas, oleaginosas e especiarias.
Um bolo macio, sem glúten, sem leite animal e derivados, com muitas fibras prebióticas (vindas da biomassa de banana verde). E antioxidantes do cacau em pó.
Para aqueles que curtem um docinho e procuram praticidade aqui vai uma boa opção: o brownie express!! Os ingredientes são bem básicos e o diferencial é a farinha de aveia, que é rica em fibras e ajuda a diminuir o índice glicêmico da preparação.
Normalmente as tortas tradicionais de maçã são feitas com trigo, manteiga e muito açúcar! Na hora de comer pode ser bem saboroso, mas infelizmente esses ingredientes trazem prejuízos à saúde. Inflamam as células, tem alto índice glicêmico, são alergênicos e de difícil digestão. Pensando em juntar o útil ao agradável, criamos essa receita especial e funcional, pois além de ser deliciosa, também faz bem à saúde.
Pensando em praticidade e versatilidade elaboramos um molho branco funcional delicioso que pode ser usado em diversas preparações do dia a dia. Macarrão, lasanha, estrogonofe, risotos, carnes e peixes, e por aí vai. É super simples de fazer e bem nutritivo.