Você já comeu um refogado picante de grão de bico? O feijão nosso de cada dia é uma delícia e super saudável certo? Certo! Mas que tal de vez em quando mudar o tipo de leguminosa do seu cardápio? Temos tantas opções que falta espaço pra descrever todos: feijão branco, azuki, carioquinha, preto, vermelho, de corda… além de lentilha, ervilha, soja, e nosso queridinho grão de bico!! É dele que vamos falar hoje (novamente, porque semana passada já ensinamos aqui uma receita de empadão de grão de bico também).
O grão de bico é muito versátil, além do empadão, é possível fazer pastas, patês (o famoso hommus é de grão de bico), refogados, currys, saladas,…
Vale lembrar uma coisa importante, ele é um pouco indigesto para algumas pessoas, então a dica é deixar de molho por 24 horas, ir trocando a água de 8h em 8h e depois descartar esta água. Cozinhar em panela de pressão ou panela normal por 30 minutos em média. Você pode cozinhar bastante de uma vez só e congelar em potinhos ou saquinhos plásticos individuais.
Vamos pra receita de hoje então?
1 xic de grão de bico cozido
1 pimentão picado
1 cebola picada
1 col sopa de oleo de coco virgem
2 rodelas de gengibre picado ou ralado
2 talos de salsão picados
3 col sopa de shoyo
1 col chá de cúrcuma
1 col chá de cominho
Tempero verde a gosto (salsinha, cebolinha, manjericão,…)
Sal rosa a gosto
Preparo:
Em uma frigideira, coloque o óleo de coco e adicione a cebola, fritando até dourar. Coloque o gengibre, o salsão e o pimentão e deixe que refogue mais. Adicione os temperos, shoyo e por fim o grão de bico. Espere alguns minutos e pronto!
DICA: Vai muito bem com um mix de batatas assadas com abóbora que já ensinamos por aqui!
Visite o site da Santo Óleo e veja mais benefícios do óleo de coco.