Empadão de Grão de Bico com Legumes

Entrevista com as Nutricionistas da Alma Verde
5 de maio de 2017
Refogado Picante de Grão de Bico
19 de maio de 2017
Empadão de legumes vegano.

O empadão é um clássico da culinária brasileira. Muito consumido em aniversários

O empadão é um clássico da culinária brasileira. Muito consumido em aniversários, festas, encontros de amigos, também pode ser encontrado no dia a dia com facilidade nas padarias.

Os recheios são de diversos sabores, mas a massa, normalmente é feita a base de: farinha de trigo, manteiga e sal. Essa mistura de ingredientes é saborosa ao paladar, mas nem tão saudável à saúde. Pensando nisso, as nutricionistas da Alma Verde criaram essa receita de empadão que está logo abaixo. As principais diferenças estão na massa: ao invés de usar farinha de trigo utilizamos o grão de bico: que é uma boa fonte de fibras, proteínas e também é rico em triptofano (percursor da serotonina – o hormônio do bem estar). Quanto ao recheio, optamos por um mix de legumes, utilizando o óleo de coco Santo Óleo para refogar, pois além de dar um sabor característico, este óleo é facilmente digerido e aproveitado pelo corpo. Outras opções podem ser cogumelos, brócolis com tomate, camarão com alho poró. Use a criatividade e bom apetite!!

Receita de Empadão com Grão de Bico com Legumes

Massa
4 xícaras de grão de bico
1/4 xícara de farinha de linhaça

Açafrão e sal a gosto
Preparo

Deixar o grão de bico de molho de 8-10h e descartar água. Cozinhar o grão de bico até que fique macio. Processar 4 xícaras de grão de bico com um pouco de água, até virar um creme homogêneo. Acrescente 1/4 de xícara de farinha de linhaça, 1 colher de sopa de açafrão e sal a gosto. Unte uma travessa e forre o fundo da mesma com a massa (inclusive as laterais). Leve para assar em forno pré aquecido (200graus) por 20 min (ou até que a bordinha da massa fique dourada). Por fim, coloque o recheio da massa e leve ao forno por mais 5 min.

Recheio

1 Berinjela

1 Cenoura

1 Cebola

2 tomates

2 dentes de alho

Tempero verde (salsinha, cebolinha, manjericão,…)

Oleo de coco para refogar

Sal rosa

Preparo

Em uma frigideira, coloque o óleo de coco e adicione o alho e a cebola, fritando até dourar. Coloque os legumes picados em cubos pequenos e refogue. Bata o tomate no processador até virar uma pasta e misture no refogado.

Bom apetite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp