Entrevista com as Nutricionistas da Alma Verde

Benefícios do óleo de coco
Óleo de coco, Nutrição e Estética
28 de abril de 2017
Empadão de legumes vegano.
Empadão de Grão de Bico com Legumes
12 de maio de 2017

      Quem faz parte da Alma Verde e como nasceu essa ideia?

A Alma Verde nasceu a partir de um sonho de duas amigas nutricionistas apaixonadas pela vida e bem estar. Que buscam através da culinária saudável e funcional, levar esse amor para outras pessoas. Nos formamos juntas na faculdade e nossas trajetórias se complementam quando falamos sobre se alimentar de forma saudável. Nosso currículo resumido está abaixo:

– Giovana Vechi além de ser nutricionista, é mestre e doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela UNIVALI – Itajai, onde trabalha com plantas medicinais. É professora de Nutrição do SENAC e da UNIFEBE também.

– Tamyris Zanella é nutricionista, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional (VP), com certificação em Coach e Holomentor (ISOR), Permacultura (PDC) e Personal Diet. Tem ampla experiência com alergia alimentar, doenças autoimune e autocura.

 

Qual é o objetivo da Alma Verde?

Ensinamos sobre alimentação consciente na prática, através da culinária saudável feita com amor e simplicidade. Pois sonhamos com um mundo onde as pessoas se divirtam criando seu próprio alimento

 

Por que falar dos benefícios do Santo Óleo?

Acreditamos que devemos levar adiante informações importantes para a saúde e o bem estar das pessoas ao nosso redor. Espalhar o bem faz parte dos nossos ideais, e falar do óleo de coco é sem dúvida espalhar uma boa nova. Usamos, recomendamos e acreditamos que ele realmente faz diferença no dia-a-dia, por isso adoramos falar sobre ele.

 

Há quanto tempo inseriram o óleo de coco no cotidiano?

Desde a época da faculdade (2007 em diante) já estudávamos os efeitos do óleo de coco na saúde humana. A partir daí começamos a fazer uso do produto e utilizá-lo com mais frequência, porque passamos a acreditar nas suas propriedades.

 

É possível nos contar o que mudou na culinária de vocês depois de ter começado a usar óleo de coco?

Com certeza nossas comidas ficaram mais saborosas. O óleo tem um sabor característico  e irresistível ao nosso paladar. Ele também é resistente à altas temperaturas, e por isso pode ser usado em todo o tipo de preparação, o que o torna muito versátil. 

Podem nos dar algumas dicas de como inserir o óleo de coco no dia a dia?

O óleo de coco é bem versátil, pode ser utilizado no lugar de qualquer óleo para cozinhar (óleo de soja, girassol, oliva, canola, milho…). Se a receita for salgada a dica é usar o óleo de coco virgem que tem menos sabor adocicado. Em bolos, cookies, tortas doces e sobremesas o óleo de coco extravirgem fica sensacional, além de dar consistência para muitas bases e recheios de tortas e mousses (porque quando gelado ele endurece). Além disso ele pode ser adicionado no café, nos sucos e vitaminas para dar mais energia para o dia-a-dia.

 

Como ter uma vida mais saudável?

Nutricionistas da Alma Verde falam dão dicas para uma vida mais saudável.

Com a correria do dia a dia, é possível ter uma alimentação consciente e saudável? 

Com certeza é possível ter uma vida MAIS saudável. Sempre falamos em nossos cursos que o importante é achar seu próprio equilíbrio e manter um estilo de vida saudável. Isso quer dizer que além da alimentação, também é necessário fazer exercícios, manter o stress longe e evitar as coisas que intoxicam nossos dias (álcool, drogas, poluição, emoções negativas, produtos alimentícios, etc). Pense sempre: se eu comer saudável na maioria dos dias da semana, um deslize não é o fim do mundo, meu corpo consegue desintoxicar sozinho, mas eu preciso proporcionar a ele maneiras de fazer isso, e isso se consegue com a alimentação saudável (rica em cores naturais, água, frutas e verduras principalmente).

Que sugestões vocês podem dar para quem quer mudar de vida e ter uma alimentação saudável?

Comece com calma, uma passo de cada vez. Se você fizer uma mudança por semana, no final de um ano vai ter mudado 48 hábitos na sua vida!!! Isso vai refletir e muito em sua saúde e deixar você mais feliz, mais magro, mais saudável, menos doente, com mais disposição e vontade de viver a vida. Alguns exemplos do que se pode mudar em uma semana:

  1. Tomar 2 l de água por dia
  2. Praticar atividade física diariamente
  3. Fazer a própria comida com mais frequência e amor
  4. Ter uma alimentação diversa e naturalmente colorida (estilo arco-iris)
  5. Aumentar o consumo de frutas e vegetais crus
  6. Preferir alimentos de origem vegetal, frescos e sem agrotóxicos
  7. Evitar trigo e farinhas refinadas
  8. Evitar leite animal e derivados
  9. Evitar açúcar refinado (usar com moderação opções mais nutritivas: mel, melado, açúcar mascavo ou de coco)
  10. Evitar produtos alimentícios industrializados (refrigerante, bolachas, salgadinhos, balas, etc). 

O que as pessoas devem evitar no dia-a-dia para ter uma qualidade de vida melhor?

A maneira mais fácil de ver se estamos no caminho certo é olhando o nosso lixo: tem mais orgânico ou reciclável? Se tiver mais lixo reciclável, algo está errado. Isso quer dizer que você está comprando muitos produtos industrializados, que precisam ser desembalados para comer. Quando estamos comendo corretamente nosso lixo é basicamente orgânico (casca de frutas, verduras, ovo, cereais…). Se olharmos nosso carrinho do mercado também podemos ter essa noção. Aliás… talvez o melhor seria deixar de ir no mercado e passar a fazer suas compras apenas na verdureira. Que tal tentar?

Para entrar em contato com a Alma Verde, quais canais e contatos?

As informações sobre nossos cursos e de que maneira trabalhamos podem ser checadas no nosso site www.almaverdenutri.com.br. No dia a dia postamos informações, dicas e receitas nas redes sociais (instagram e facebook): @almaverdenutri

Se você quiser mais informações pode entrar em contato conosco também pelo email almaverdenutri@gmail.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp