A Acidez dos Óleos

Opção saudável e fácil de fazer.
Brownie Express
10 de março de 2017
Óleo de coco contra a constipação intestinal.|Óleo de coco palmiste diferença
Óleo de coco, Atividade Física e Emagrecimento
24 de março de 2017
Óleo de coco e sua acidez.

A Acidez do óleo de coco.

Saber a acidez de um óleo é muito importante para descobrir se o óleo é de qualidade. A acidez determina também o estado de conservação e demostra se o processamento, envase e embalagem do produto estão corretos.

Vamos começar entendendo um pouco sobre os óleos para depois entender o índice de acidez e como ele é usado.

Os óleos contêm diferentes tipos de gorduras na sua constituição, que são chamados ácidos graxos.  Estes ácidos graxos podem ter cadeias de carbono longas, médias ou curtas, e este fator difere muito na metabolização destes ácidos graxos e conversão para serem usados como fonte de energia (Já falamos sobre eles aqui.) Independentemente do tamanho de sua cadeia, quando elas são quebradas, esses ácidos graxos se partem em pequenas estruturas, deixando livres os íons de hidrogênio pelo produto. O que consequentemente aumenta sua acidez.

Essas quebras acontecem quando um óleo passa por um processo de decomposição, seja por hidrolise, oxidação ou fermentação, fato que aumenta a concentração dos ions hidrogênio, mencionados anteriormente.

O processo de decomposição é normal, a longo prazo. Mas pode ser acelerado por aquecimento ou exposição à luz. Geralmente essa decomposição também é acompanhada pela rancidez do óleo (odor e gosto característicos de óleo estragado).

O índice de acidez mede então a quantidade de ácidos graxos livres presentes no produto, e geralmente é expresso em porcentagem (tendo como base o ácido oleico). Este teste é realizado de acordo com a quantidade de hidróxido de potássio (componente básico) necessário para neutralizar um grama da amostra.

O valor aceito e indicado é sempre menor que 0,5%. Vale lembrar que quanto menor a acidez, maior a qualidade do óleo.

Os óleos da Santo Óleo passaram por testes de acidez e o resultado foi surpreendente:

Este resultado demostra o quanto nos preocupamos com nosso processamento e com a qualidade dos nossos fornecedores. Para que o óleo que chega na sua casa seja realmente o mais puro e o melhor dos óleos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp