Vamos começar falando um pouco sobre essa doença então. A doença de Alzheimer é um tipo de demência muito comum no mundo. Esse é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. Pessoas com esse tipo de doença possuem problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro.
O que poucas pessoas sabem é que existe uma alternativa barata e promissora para a prevenção desta doença: o nosso queridinho coco!
Óleo de coco pode curar o Alzheimer.
Pesquisadores da Austrália e Nova Zelândia publicaram um artigo no ano passado relatando alguns mecanismos pelos quais o óleo de coco pode ser usado para melhora de pacientes com Doença de Alzheimer. No artigo, os pesquisadores mostram que, pelo alto teor ácidos graxos de cadeia média do óleo de coco, ele oferece energia para o nosso corpo através de uma via diferente. Não usual com a da glicose (energia proveniente dos carboidratos). Essa via produz corpos cetônicos e não ocasiona a deposição de gordura associada aos ácidos graxos de cadeia longa (isso quer dizer que o óleo de coco não vai formar as indesejadas gordurinhas abdominais).
Bom, esses corpos cetônicos seriam então os principais responsáveis pela prevenção da doença de Alzheimer. Isso porque eles são uma ótima fonte de energia para o cérebro e mexem em algumas estruturas importantes que possibilitam não só a prevenção como o abrandamento da doença. Além disso, evidências sugerem que o consumo de coco pode melhorar o perfil lipídico (reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom). E diminuir a pressão arterial, fatores que também estão associados à prevenção da doença.
Mas calma…! Os mecanismos ainda não são bem claros. Não se pode afirmar com todas as letras que o óleo de coco pode ser usado como tratamento para o Alzheimer. Os estudos encontrados são poucos, mas mostram resultados promissores. No entanto, muitos estudos ainda precisam ser feitos para essa comprovação.
Molho branco funcional com óleo de coco
Os pesquisadores deixam claro uma coisa: o óleo precisa ser de qualidade. A maneira como ele é extraído, embalado e armazenado pode alterar todo seu perfil de lipídeos!
Por isso, busque empresas que se preocupam com o produto que vendem e com seus consumidores, como a Santo Óleo.
Conheça os benefícios do óleo de coco para a saúde.