Dia Mundial do Diabetes

Novembro Azul
7 de novembro de 2019
Alimentação pode influenciar na concentração?
21 de novembro de 2019

Diabetes é uma doença crônica na qual a insulina (hormônio que promove a entrada de glicose no sangue) não é produzida ou não exerce adequadamente suas funções, causando aumento da glicose no sangue. Os tipos mais comuns são:

  • Diabetes Tipo 1: Quando o sistema imunológico ataca de forma equivocada as células que produzem insulina, consequentemente pouca ou nenhuma insulina é liberada no corpo, tornando a pessoa insulinodependente (exige aplicações diárias de insulina). Este tipo ocorre geralmente na infância e adolescência, mas pode ser também diagnosticada em adultos.
  • Diabetes Tipo 2: Quando nosso organismo não produz insulina suficiente ou não a utiliza de forma adequada. Tem manifestação mais frequente em adultos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente existem cerca de 13 milhões de pessoas vivendo com esta doença no Brasil. No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e o controle da doença e suas complicações.

Para a prevenção do diabetes recomenda-se a prática de exercícios físicos, parar de fumar, manter o controle do peso, reduzir o consumo de sal, açúcar, produtos ultra processados e comer diariamente frutas, verduras e legumes.

Dia Mundial do Diabetes – Santas Dicas:

  • Farinha de coco: Ótima opção pois possui índice glicêmico menor que as farinhas à base de cereais. Contém muitas fibras, que fazem com que o açúcar no sangue não se eleve tão rapidamente.
  • Açúcar de coco: Tem índice glicêmico menor que os de açúcares convencionais como o açúcar branco, mascavo e demerara (consumir com cautela e sempre consultar seu médico e nutricionista).
  • Leite de biomassa de banana verde: Além de possuir fibras, contém Amido Resistente (AR) que pode atenuar a resposta glicêmica depois das refeições e como o AR aumenta o tempo de digestão, faz com que exista um controle na liberação da glicose.
  • Óleo de linhaça: contém ômega 3, um anti-inflamatório, pois processos inflamatórios podem gerar resistência a insulina.

Diabetes é uma doença crônica séria, portanto deve ser tratada corretamente para que não ocasione complicações graves, e o indivíduo portador desta doença tenha qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Faça sua encomenda via WhatsApp